About

Dica de leitura [Francês] : Corpo e fenômenos somatognósicos.



0 comentários


O corpo humano e sua imagem são objetos de investigação da medicina, descritos quando submetidos ao exame de fenômenos classificados entre o normal, anormal e o patológico. Todavia, fenômenos somatognósicos se mostram desafiadores a estas classificações. Na obra "Le nom, l’image, l’objet" (2011), do psicólogo e psicanalista Stéphane Thibierge, nós entramos em contato com o inquietante discurso de pacientes acometidos por fenômenos somatognósicos, nos quais a noção global do corpo desafia o exame médico e a própria relação do sujeito com sua autoimagem.
O autor se dedica aos fenômenos somatognósicos desencadeados após danos no tecido cerebral, a perda de alguma função do corpo ou a amputação. A obra ilustra diferenças entre o corpo anatomofisiológico descrito pela literatura médica e um corpo cuja imagem não responde a esta anatomofisiologia, e ainda, não responde como antes do acometimento clínico, ou seja, uma imagem estranha para o médico e para o paciente.
Inquietante, sua obra é forjada com narrativas ricas em detalhes, testemunhas da preocupação de Thibierge com a singularidade que cada paciente traz aos ouvidos do clínico, em relação a seu corpo “estranho”. Do ponto de vista clínico, a escuta destas narrativas daria chances ao paciente de elaborar uma nova imagem corporal de si, diante das novas condições e limitações. 
Podemos considerar, também, a inquietante a posição de Thibierge em relação aos fenômenos somatognósicos, uma vez que ele convida o leitor a questionar sobre a dificuldade e a pertinência de classificar tais fenômenos entre o campo da normalidade, da anormalidade e da patologia. Uma obra que implica o suposto saber clínico do início ao fim, em outras palavras, uma excelente leitura para todos os profissionais de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

older post